Benchmark com a Biblioteca de Anúncios

09
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December
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2023
5
min de leitura

A Biblioteca de Anúncios, pode muitas vezes ser subestimada, por gestores de marketing, mas ela oferece a oportunidade de realizar benchmarking de forma prática, permitindo que você não apenas acompanhe, mas também se antecipe às tendências do mercado.

A prática do benchmarking, quando aplicada aos anúncios de mídia paga, pode ser uma tática ainda mais valiosa. Ao observar mais de perto o que seus concorrentes estão fazendo, você constroí insights que vão fundamentar e aprimorar suas próprias estratégias, como um passe livre para uma cartela de exemplos testados e que já receberam investimentos, e que não são seus.

Descubra há quanto tempo um anúncio está em exibição, os formatos mais populares, os posicionamentos mais utilizados e até mesmo o que a copy e a CTA têm a dizer. A jornada do usuário também fica transparente, revelando se os anúncios direcionam para uma Landing Page ou para o próprio site.

A Biblioteca de Anúncios do Facebook, a mais conhecida e a primeira a surgir, oferece acesso a oito tipos diferentes de informações sobre todas as marcas que anunciam na plataforma.

Como realizar um benchmarking de forma estratégica?

Para quem investe em ações no ambiente digital, as estratégias de anúncios pagos são essenciais. Nesse cenário, a Biblioteca de Anúncios se torna uma aliada valiosa. No próximo passo, vamos abordar como aproveitar ao máximo essa estratégia para impulsionar suas próprias campanhas de anúncios pagos no Facebook, Instagram, ou outros canais de mídia, como o Google e mesmo no LinkedIn.

O que é uma biblioteca de anúncios?

A Biblioteca de Anúncios é um mostruário que reúne todas as peças veiculadas. Cada plataforma tem a sua, a ferramenta da META, por exemplo, envolve não apenas o Facebook, mas também o Instagram, Messenger e o Audience Network.

O propósito fundamental da Ad Library, como também é conhecida, é proporcionar uma transparência na veiculação de anúncios. Qualquer pessoa, mesmo sem ter uma conta no Facebook, pode acessar detalhes sobre anúncios ativos e inativos, bem como informações sobre os seus respectivos anunciantes. Embora certos dados sensíveis, como orçamento e segmentação de público, não sejam revelados, a biblioteca desempenha um papel importante na promoção da transparência e na análise estratégica das campanhas de anúncios das empresas ativas naquela rede social.

As Principais Bibliotecas de Anúncios

Além da Biblioteca de Anúncios do Facebook, outras plataformas também oferecem insights valiosos sobre estratégias de seus anunciantes, como a Central de Transparência do Google e a Biblioteca de Anúncios do LinkedIn.

A Central de Transparência do Google, surgiu em 2023, proporciona uma visão clara das campanhas de mídia paga veiculadas em suas plataformas. Oferece detalhes sobre o anunciante e o período de exibição dos anúncios.

A Biblioteca de Anúncios do LinkedIn também surge no mesmo ano e é uma fonte rica em informações sobre anúncios da plataforma, além disso, segundo a próprio rede “Os anúncios permanecem na biblioteca de anúncios por um ano após a última impressão no LinkedIn.”

Como usar a Biblioteca de Anúncios do META?

Para acessar a biblioteca do META não é necessário ser usuário de serviços do grupo, você precisa seguir apenas o passo a passo a seguir:

  1. Selecione a categoria desejada para explorar, entre as opções disponíveis;
  2. Utilize o campo de pesquisa, inserindo palavras-chave, como “nome da marca”, para refinar os resultados.
  3. Os resultados da busca fornecerão uma prévia das informações, indicando as redes em que o anúncio está ativo.
  4. Selecione o anúncio de interesse e clique em “Ver detalhes do anúncio”.
  5. Explore as fotos, textos, nome da página e outras informações detalhadas da campanha.
  6. Para uma busca mais direcionada por anunciante, utilize a opção de filtros, que permite selecionar o anunciante desejado, além de possibilitar a filtragem por tipo de mídia, plataforma, idioma, e outros parâmetros.

Como usar a Central de Transparência do Google?

resultados avançados no SERP do Google ao pesquisar por 'biblioteca de anuncios'

Você pode acessar diretamente a página da Central ou clicando nos três pontos ao lado dos anúncios e selecionando “Minha central de anúncios”. Na plataforma, é possível pesquisar por um anúncio e encontrar informações sobre os anunciantes.

Aprenda a acessar a Biblioteca do LinkedIn Ads

Ao visitar o site, você pode pesquisar anúncios por nome de anunciante, palavra-chave, país e intervalo de datas. Além disso, você pode encontrar informações sobre o desempenho dos anúncios, incluindo o número total de impressões e a distribuição de impressões por país.

Como usar a Biblioteca de Anúncios estrategicamente?

Ao fazer um benchmark, o primeiro passo é definir qual o seu objetivo. Quem será o protagonista dessa análise, uma ou mais marca? Concorrentes diretos ou indiretos? Ter essa definição é crucial, para que o gestor de marketing possa focar nos valores gastos, nas estratégias de veiculação, ou nos aspectos mais específicos do conteúdo, como copy de vendas e criativos, de quem está sendo analisado.

Mas o benchmarking é apenas o começo. Após a análise, a principal ação é o plano de ação, vinculando as conclusões a ações práticas.

O que Analisar na Biblioteca de Anúncios?

  1. A Biblioteca não revela valores investidos, mas a durabilidade do anúncio pode indicar seu sucesso contínuo.
  2. Filtrar anúncios por formatos específicos, como imagens, vídeos ou carrossel, oferece insights sobre as preferências de cada marca e até uma sugestão do que tem sido tendência para o mercado.
  3. Analisar quais são as plataformas os anúncios são veiculados permite entender as adaptações estratégicas para diferentes canais.
  4. Textos persuasivos, chamadas para ação (CTAs) e argumentos de vendas dos concorrentes oferece sugestões e insights para profissionais de marketing.
  5. Explorar marcas fora do seu segmento, pode inspirar inovações em sua própria identidade visual e comunicação.
  6. Para onde os anúncios direcionam? Entender os possíveis caminhos, oferece percepções sobre a distribuição de recursos e estratégias de conversão.

Com essas informações em mãos, a criação de um plano estratégico de mídia paga é muito mais fácil, prático e eficaz. Converse com nossos especialistas para entender como a MDASS vai ajudá-lo na construção da inteligência de mídia da sua empresa.

Marysangela Martins

Coordenadora de Marketing e Operações na MDASS, especialista em comunicação, planejamento e conteúdo.

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