Como gerar Leads B2B mais qualificados para o seu negócio

04
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April
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2024
8
min de leitura

Não é novidade que empresários e gestores estão constantemente se perguntando como gerar leads B2B para seus negócios.

Dentre as diversas possibilidades do mercado, maximizar a eficiência dos esforços de marketing e vendas não é uma tarefa fácil, por isso a prospecção de leads no ambiente B2B exige estratégias complexas e bem elaboradas, especialmente quando se trata de alcançar os tomadores de decisão das empresas que buscam a sua solução.

Neste artigo, exploraremos como você pode aprimorar a captação de leads com o auxílio da tecnologia, aprofundar o entendimento sobre o seu público para gerar leads mais qualificados e gerar leads B2B com as melhores práticas para tornar sua prospecção eficiente, abrindo caminho para aumentar suas oportunidades de negócio.

Como qualificar o lead B2B?

Um lead B2B deve ser conduzido pelas soluções que você oferece e pelo desejo de explorar mais sobre elas. Neste ponto, a responsabilidade recai sobre todo o processo de estratégia de marketing e conversão comercial, que deve qualificar esses leads, guiando-os através do funil de vendas até a conversão em clientes efetivos. Este processo envolve entender as necessidades do lead, oferecer soluções adequadas e estabelecer um relacionamento de confiança, pavimentando o caminho para uma parceria comercial duradoura.

Acesse nosso guia completo sobre Leads B2B para um entendimento profundo e aplicável ao seu negócio, com dados e benchmarking estratégico.

como gerar leads

Primordial para gerar Leads B2B qualificados : defina a persona da maneira certa

A geração de leads B2B é um processo longo e meticuloso para mais de 61% dos profissionais de marketing, no qual exige uma abordagem multifacetada, que combina: estratégia, investimento, ações direcionadas e análise detalhada de dados, segundo dados da HubSpot.

O objetivo é atrair oportunidades, despertar o interesse pelas soluções oferecidas e, finalmente, apresentar motivos concretos para se tornarem clientes. Entretanto, para gerar leads B2B de forma que você possa minimizar os esforços e potencializar os resultados, é preciso definir a persona com a qual será trabalhada. E por mais que isso pareça básico e simples, é um desafio para mais de 75% das empresas de serviços.

Descubra como realizar pesquisa com clientes de forma simples para qualificar seus leads

É muito comum empresas definirem personas através do próprio conhecimento de negócio da gestão e da relação que possuem com os clientes. Isso na verdade é uma proto persona, onde define-se um avatar aproximado, baseada em informações do dia a dia da empresa. Para identificar o perfil ideal do cliente para o qual sua empresa deseja vender e construir uma comunicação personalizada para suas necessidades e desejos, recomenda-se um processo de pesquisa e entrevistas, onde retira-se qualquer viés do processo de análise e escuta o seu verdadeiro cliente, criando uma estratégia de comunicação baseada em soluções para seus problemas, atraindo pessoas verdadeiramente interessadas nas suas soluções e não apenas no seu assunto.

O que é feito por empresas de diversos segmentos que não possuem possibilidade de investir em um projeto completo de pesquisa, é realizá-la entrevistando seus clientes internos com o qual possui um bom relacionamento ou então segmentando o perfil ideal de cliente pelo LinkedIn enviando mensagens para essas pessoas-alvo, oferecendo um valor específico em troca de sua participação, seja na resposta de um formulário ou em uma entrevista em profundidade

Ações para geração de leads B2B: qual escolher e priorizar?

Participe em Feiras e Eventos

Feiras e eventos setoriais são oportunidades valiosas para gerar leads B2B, pois reúnem um público já interessado no seu segmento de mercado. Não pode anunciar ou patrocinar essas feiras? Participe e realize uma cobertura com curadoria dos principais conteúdos. Dessa maneira, seus perfis serão

Utilize o email marketing para convidar clientes existentes e potenciais, e ofereça informações adicionais para aqueles que demonstrarem interesse.

Invista em Inbound Marketing

O inbound marketing é reconhecido por sua eficiência e excelente relação custo-benefício na geração de leads B2B. Por meio do marketing de conteúdo, SEO e uma forte presença digital, o inbound marketing atrai leads para o seu site ou blog, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade.

Empresas que adotam a nutrição de leads com marketing de conteúdo podem gerar três vezes mais leads a um custo até 62% menor, de acordo com a pesquisa da Demand Metric. Além disso, 59% dos profissionais de marketing B2B consideram que o SEO tem o maior impacto na geração de leads.

Estratégias de Conteúdo:

  • Ebooks: Oferecer ebooks é uma forma eficaz de coletar informações de contato, pois proporciona valor em troca desses dados.
  • Blog: Manter uma central de conteúdo com artigos relevantes e CTAs variados pode direcionar o público para mais conteúdo de valor ou para etapas mais avançadas do funil de vendas.

A jornada de compra do lead B2B é, sem dúvida, complexa e exige uma abordagem bem planejada e executada. Incorporando essas técnicas à sua estratégia de marketing, sua empresa estará terá domínio de como gerar leads B2B, aumentando assim as chances de conversão e crescimento do negócio.

Mídia paga e anúncios online: uma das ferramentas mais efetivas para geração de leads

Toda área de marketing possui uma grande cobrança em apresentar melhorias constantes em seu ROI e no volume de leads gerados.

Mas limites de tempo, tamanho de equipes e orçamento são a verdadeira realidade dos profissionais de marketing quando a discussão é sobre quais estratégias escolher. Observe o infográfico abaixo:

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  • SEO e Gestão de Redes Sociais possuem um grande impacto na reputação da marca e na decisão de compra, embora levem tempo e exijam frequência para ver resultados.
  • Emailmarketing em CRM costumam trazer retornos mais diretos com custos reduzidos, mas é necessário já ter uma base qualificada.
  • Criar sites e Landing Pages customizadas é uma excelente forma de validar o seu serviço, mas é preciso gerar tráfego para essa página.

Como escolher qual ação realizar primeiro se é preciso crescer a base de leads a cobrança de resultados é para o próximo mês? Por isso a Gestão de Mídia Paga com Anúncios Online é uma das formas mais efetivas e rápidas de gerar oportunidades e potencializar todas as suas demais estratégias. Uma vez que você possui sua campanha rodando e capturando leads qualificados, você pode começar a trabalhar seu email marketing para aumentar as vendas e o relacionamento a longo prazo. E quanto mais você realiza um trabalho orgânico nas redes, mais você torna sua marca reconhecida e menor se torna o CPL e CPA dessas campanhas pagas.

como gerar leads no linkedin

Captação de leads B2B mais qualificados

A simples geração de leads B2B já não basta para garantir o sucesso empresarial. A chave está em não apenas atrair esses leads, mas também em qualificá-los de maneira eficiente, assegurando que correspondam verdadeiramente ao perfil ideal de cliente (ICP). Isso permite que sua equipe de vendas concentre seus esforços em oportunidades genuínas, otimizando o tempo e maximizando as chances de conversão. Veja algumas estratégias para aprimorar a qualificação e geração de leads B2B:

Invista no LinkedIn

O LinkedIn destaca-se como uma plataforma excepcional para a geração de leads B2B, respondendo por 80% desses leads, conforme dados da Oktopost. Para aproveitar o potencial do LinkedIn:

  • Identifique empresas potenciais que correspondam ao perfil de cliente ideal;
  • Compartilhe conteúdo de valor para estabelecer a autoridade da sua marca, mostrando que é especialista no seu segmento;
  • Crie anúncios segmentados para alcançar públicos específicos, ajustando a segmentação por cargo ou até mesmo por empresa, ampliando seu alcance de maneira estratégica.

Utilize Landing Pages Estratégicas

As landing pages são ferramentas poderosas, não apenas para vendas, mas também para captar e converter novas oportunidades. Aproximadamente 68% das empresas B2B utilizam landing pages otimizadas para alta conversão com o objetivo de atrair leads, segundo pesquisa da Adobe.

Mantenha o texto curto e direto para melhorar sua conversão, aprimorando os criativos e CTAs de acordo com o que mais tem gerado resultados para seu negócio.

Publique nas Redes Sociais com Segmentação

O conteúdo publicado nas redes sociais pode ser direcionado especificamente ao seu público-alvo, incluindo perfis de empresas que já demonstraram interesse por soluções similares às suas. Essa abordagem direcionada garante o direcionamento estratégico do conteúdo para leads B2B mais qualificados.

Exerça a nutrição de Leads

Pensando um passo além da pergunta de como gerar Leads B2B. Compreende-se que existem Leads que ainda não estão prontos para a conversão, e nem por isso devem ser ignorados. Através de estratégias de nutrição de leads, como o envio de conteúdo relevante e personalizado, você pode acelerar a jornada pelo seu funil de vendas, transformando a audiência em clientes potenciais em um futuro próximo.

Adotando essas estratégias, você não só será capaz de gerar um volume maior de leads B2B, mas também assegurará que esses leads sejam de alta qualidade e mais propensos à conversão. Assim, sua empresa poderá otimizar seus processos de vendas e marketing, direcionando esforços para onde realmente importa.

Como nutrir os contatos de leads B2B?

Um outro estudo da Harvard Business Review aponta que a média de tempo para ativar um lead é de 42 horas. Este cenário sublinha a importância da rapidez no contato para garantir a conversão. Entre mais de 2.000 empresas analisadas, somente 37% conseguiram responder ao cadastro de um lead dentro de uma hora, enquanto 24% levaram mais de 24 horas, e 23% nem ao menos realizaram contato algum.

A mesma pesquisa revelou as estratégias mais utilizadas por essas empresas para nutrir seus leads:

  • Aproximadamente 80% utilizam chamadas telefônicas personalizadas
  • Cerca de 65% realizam campanhas de email marketing
  • Em torno de 50% atuam com marketing de Conteúdo

Isso evidencia a demanda por uma abordagem omnichannel personalizada e ágil no relacionamento com o cliente no mercado B2B.

Está pronto para aprimorar sua estratégia B2B?

Em meio ao setor competitivo que é o mercado B2B, destacar-se exige não apenas estratégias avançadas de como gerar leads, mas também o uso eficiente de ferramentas tecnológicas de ponta para a prospecção e qualificação de leads. Nesse contexto, as campanhas de mídia paga são recurso inestimável, oferecendo um impulso significativo na captação de leads B2B de alta qualidade.

Com a mídia paga, sua empresa pode beneficiar-se de uma segmentação altamente precisa, garantindo que suas mensagens alcancem exatamente quem você deseja. Esta estratégia não só aumenta a quantidade de leads gerados, mas também eleva sua qualidade, com o benefício adicional de permitir o monitoramento detalhado do retorno sobre o investimento (ROI) e a capacidade de ajustar campanhas em tempo real para otimização contínua.

Na MDASS, nos dedicamos a oferecer aos nossos clientes a máxima transparência e acesso imediato às métricas e dados de suas campanhas de mídia paga, através de dashboards personalizados. Isso não apenas facilita a captação de leads B2B de qualidade pelo time comercial, mas também simplifica o processo de análise e acompanhamento das campanhas, potencializando as estratégias de marketing e vendas.

Descubra como podemos auxiliar na melhoria das suas campanhas com soluções personalizadas em mídia paga.

Preencha o formulário abaixo e dê o primeiro passo em direção a uma geração de leads mais eficaz e resultados amplificados.

Danilo Nunes

CEO da Advantage e Estrategista Criativo

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