Consultoria de tráfego pago: entenda como ela funciona e se está no momento de contratar uma
Consultoria de Tráfego Pago é responsável por ajudar empresas a aumentarem sua presença digital e conquistarem oportunidades de negócios.
Uma consultoria de Tráfego Pago é um dos temas mais importantes quando o assunto é marketing digital. Além de ser uma das principais estratégias, segundo estudo da eMarketer o investimento em tráfego pago deve crescer.
Uma consultoria de Tráfego Pago eficiente possibilita o aumento de tráfego, aumento do reconhecimento de marca no mercado e a geração de leads qualificados.
Leia este artigo e entenda como funciona uma consultoria de Tráfego Pago.
O que é uma Consultoria de Tráfego Pago?
Consultoria de Tráfego Pago é uma solução que tem como objetivo desenvolver a estratégia de tráfego pago e otimizar campanhas de mídia paga.
O termo consultoria, normalmente, está relacionado a um serviço consultivo e estratégico, mas para muitos profissionais é necessário e importante ir além, atuando também na execução da estratégia.
Essa possibilidade de poder executar o serviço com quem o desenhou é muito importante, principalmente, quando estamos falando de uma solução que envolve o investimento em anúncios e campanhas criadas. Sendo assim, ter um time ou profissonal que seja especializado nas estratégias de tráfego pago torna-se essencial.
Uma consultoria de Tráfego Pago bem executada possuem um papel fundamental na geração de oportunidades de negócios para uma empresa. À medida que o algoritmo da plataforma de mídia aprende sobre os objetivos e comportamento do público-alvo é necessário manter otimizado os esforços de tráfego pago, para que os resultados continuem sendo positivos.
Como é feita uma consultoria de Tráfego Pago?
Os serviços de tráfego pago não possuem uma estrutura padrão ou fixa, o mesmo acontece com a consultoria, ela varia de acordo com o tamanho da empresa, do time e os objetivos do cliente, por exemplo.
Aqui na MDASS, todo novo cliente passa por uma auditoria completa nas contas, planejamento estratégico e execução. Isso inclui diferentes ações fundamentais para uma consultoria que seja capaz de gerar resultados reais:
- Análise de Mercado e Concorrentes: Compreender o mercado e a concorrência é fundamental para criar uma estratégia eficaz.
- Auditoria Técnica: Identificar e resolver problemas técnicos que afetam a classificação nos mecanismos de busca.
- Implementação de Melhorias: Realizar as mudanças técnicas necessárias para melhorar a classificação nos mecanismos de busca.
- Planejamento Estratégico: Desenvolver uma estratégia sólida com metas claras.
- Criação de Campanhas: Desenvolver campanhas de qualidade que atraia o público-alvo.
- Gestão de Performance & BI: Monitorar o desempenho e realizar otimizações com base em dados.
Agora que você já entende como é a estrutura básica de uma consultoria de tráfego pago, descubra se está na hora de contratar uma.
Sua empresa realmente precisa de uma consultoria de Tráfego Pago?
Diferente do que muitos possam pensar, já que um das principais possibilidades é a geração de leads qualificados, nem todo negócio precisa de uma consultoria em tráfego pago.
Apesar de toda empresa estar buscando resultados que os anúncios conseguem gerar, nem toda empresa consegue investir o necessário para os objetivos que possui.
Além disso, para que você possa anunciar é necessário uma estrutura mínima, como um site otimizado, por exemplo.
Por outro lado, empresas que possuem a base necessária, conseguem alcançar sua performance total com ações de tráfego pago.
Os benefícios do tráfego pago
Antes de contratar uma consultoria de tráfego pago, é essencial entender a função do tráfego pago em sua estratégia, além de olhar para o mercado e ver o que seus concorrentes estão fazendo.
O funil de vendas pode ser complexo, principalmente, se estamos falando do mercado B2B. Para algumas empresas, o principal canal de geração de leads qualificados será o tráfego pago.
Sendo assim, entender como os anúncios refletem no funil de vendas é essencial para conseguir criar um fluxo inteligente e que atenda aos objetivos estratégicos da empresa.
Rapidez
Ao contrário das estratégias orgânicas, o tráfego pago tem a possibilidade de gerar resultados consistentes com maior agilidade.
Segmentação
O tráfego pago permite uma segmentação personalizada na construção de uma audiência com critérios do seu cliente ideal.
Reconhecimento da Marca
Com anúncios em diferentes canais, sendo distribuídos em diferentes localidades e horários, as chances de aumentar o reconhecimento no mercado aumenta.
Flexibilidade
As campanhas de mída podem ser otimizadas, pausadas e interrompidas a qualquer momento, permitindo ajustes com o objetivo de aumentar a performance das campanhas.
Como escolher uma consultoria de Tráfego Pago?
Como gestor de marketing, você já sabe que o tráfego pago é essencial para seus objetivos, por isso, o seu parceiro de mídia paga precisa ser realmente especialista.
Como avaliar uma consultoria de Tráfego Pago
- Experiência, Estrutura e Cases da Agência: se você quer trabalhar com especialistas, precisa olhar além do que está nas redes sociais, verifique os clientes que o profissional ou agência atende e quais os resultados que já conquistaram, por exemplo.
- Execução: pelo nossa experiência, saber executar é tão fundamental quanto a parte estratégica. Apesar do que muito se vê por aí, um bom gestor de tráfego pago, vai muito além de replicar ações e apertar botões.
- Custo x Benefício: como para qualquer serviço é importante comparar os custos necessários, mas não esquecer que assim como uma soluções pode ser mais abarat que a outra, também há diferenças no serviço prestado.
Como mencionado anteriormente, não há uma padronização na consultoria, mas temos uma base mínima do que é importante ser realizado em um serviço de consultoria:
- Análise de Mercado e Concorrentes
- Auditoria Técnica
- Implementação de Melhorias
- Planejamento Estratégico
- Criação de Campanhas
- Gestão de Performance & BI
Para realizar a melhor escolha, tenha claro os objetivos e metas do seu time, qual o investimento disponível para as ações de mídia paga e quais as suas necessidades.