Dashboards: tome decisões baseado em dados

09
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December
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2023
6
min de leitura

Você está precisando de clarieza nos seus resultados e não consegue quantificar se seus leads e potenciais clientes estão vindo da mídia paga ou de outros trabalhos de marketing da sua equipe interna? Leia esse artigo até o final para entender o porquê um Dashboard personalizado é uma ferramenta ideal para todo gestor de marketing que quer potencializar seus resultados de mídia paga.

Além de ser um instrumento fundamental para quem quer enquadra o seu negócio no conceito de Data Driven, o dashboard traz clareza para a sua operação e direciona a atenção do time para os dados relevantes, transformando a gestão em um processo orientado por dados e não achismos ou tendências.

Para concretizar a implementação de dashboards de forma eficaz, apresentaremos algumas das principais ferramentas disponíveis e utilizadas no mercado. Neste artigo, você terá não apenas uma compreensão do que é um dashboard, mas também como integrar essa ferramenta de forma descomplicada em sua estratégia de marketing.

Dashboards de Marketing

O dashboard do time de Marketing deve ser focado não apenas no desempenho das ações para geração de leads, mas em todas as métricas relacionadas ao plano de marketing e que são relevantes aos objetivos de negócio. Os dashboards de marketing podem destacar informações, como:

  • Taxa de conversão;
  • Comparação com o período anterior;
  • Quantidade de leads gerados;
  • Aberturas dos e-mails de fluxo de nutrição;
  • Velocidade do site no PC e mobile;
  • Comparação com o desempenho do segmento em geral;
  • Conversão no Google Ads;
  • Conversão no Facebook Ads.

Cada plataforma de dashboard, como o do Power B.I. da Microsoft, é único, oferecendo informações, estrutura, variáveis e visual distintos. A escolha do dashboard deve equilibrar a necessidade de dados, a especialidade da plataforma, além desua funcionalidade e praticidade para uso.

Com avanços na inteligência artificial, dashboards que são otimizados em tempo real são fundamentais e viáveis para gestão remota e decisões precisas e ágeis. Uma mentalidade data-driven torna-se essencial para alcançar alta performance nas estratégias implementadas.

Objetivos e Tipos de Dashboards

Controle: Um dashboard de controle organiza informações, mas sem mensurar os indicadores de resultado. Ele fornece uma visão estática da gestão, como o painel de People Analytics que contabiliza o quadro de pessoal de um time, por exemplo.

Acompanhamento: Dashboards de acompanhamento implementam KPIs para identificar pontos específicos da operação. Um exemplo é o dashboard dos indicadores de uma campanha de mídia paga, que apresenta dados como leads gerados, CPL, LTV e ROI, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=4hZUvC1ogt4&t=9s

Resultado: O dashboard de resultado apresenta os indicadores durante um período, incluindo análises de cenários e causas.

Benefícios do Dashboard

  • Tomadas de Decisões: Dashboards podem aumentar a qualidade e agilidade das decisões, com o uso da inteligência artificial, por exemplo, ainda é possível criar análises preditivas e automatizadas.
  • Redução de Custos: Além de otimizar a performance financeira, dashboards proporcionam oportunidades de redução de custos, através da personalização de soluções e automação de ações.
  • Elevação do ROI: Decisões a partir de dados e custos em constante redução resultam em um crescimento significativo no Retorno sobre o Investimento (ROI).

Construindo Dashboards de Marketing

Ao criar um dashboard o mais importante é seguir três passos fundamentais para garantir sua utilidade e relevância na rotina do seu time.

1. Defina o Objetivo: Seja para avaliar a performance de vendas, embasar decisões estratégicas ou acompanhar a eficácia das ações de marketing, ter uma finalidade específica é o fundamento para um dashboard eficaz.

2. Métricas e Indicadores: Escolha de forma criteriosa os indicadores que estão alinhados com o objetivo do dashboard. Ter uma sopa de números disponíveis pouco auxilia. Tenha em mente que o importante não é acompanhar todo e qualquer dado, mas aqueles que refletem na sua estratégia e meta.

3. Layout Atraente: O design do dashboard desempenha um papel importante na sua praticidade e uso. Crie um layout que facilite a visualização fácil, clara e objetiva e sirva como guia, ao invés de estar ali apenas por motivos estéticos. Utilize cores e elementos gráficos para facilitar o uso.

Ferramentas

  • Excel: Embora a atualização automática possa exigir conhecimentos avançados, é útil para painéis simples e pequenas quantidades de dados.
  • Cyfe: Uma plataforma online que permite criar dashboards em várias áreas, integrando dados de diferentes fontes.
  • Google Data Studio: Permite criar relatórios a partir de dados integrados de outras ferramentas.
  • Hubspot: É uma plataforma de automação de marketing, vendas e serviços. Os dashboards no HubSpot são projetados para fornecer uma visão abrangente do desempenho de suas atividades de marketing e vendas.
  • Power B.I: A ferramenta permite que você se conecte a várias fontes, transforme dados e crie relações para construir dashboards dinâmicos, visuais e informativos. É mais completa e também complexa em sua construção.

A criação de dashboards eficazes é uma jornada estratégica que exige atenção e planejamento, escolhas criteriosas e a aplicação das ferramentas certas. Ao seguir passo a passo, evitando a armadilha de ter mais um ativo sem uso em mãos, as empresas podem aproveitar ao máximo os insights e dados provenientes do dashboard.

Exemplos de dados

Desempenho da Venda de Produtos/Soluções

  • Faturamento
  • Quantidade de vendas
  • Ticket médio
  • Número de positivações
  • Desenvolvimento de vendedores individuais
  • Ticket médio por produto
  • Evolução das vendas em períodos específicos

Este tipo de dashboardn é muito utilizado, especialmente no mercado B2B, onde a precisão nas ações de vendas é crucial e por isso, devem ser feitas a partir de análises específicas.

Entregas Realizadas

  • Acompanhamento das entregas de vendas
  • Identificação de gargalos
  • Integração com sistemas de estoque

ROI Geral e Individualizado

  • Retorno do investimento de campanhas
  • Desempenho individual de campanhas via Google Ads
  • Preço e retornos de cada campanha
  • Dados detalhados do Google Analytics

Plataformas como o Google Analytics e dashboards mais avançados permitem cruzamento de informações, proporcionando insights relevantes sobre o desempenho das campanhas de marketing.

Origem do tráfego do site

  • Dados da Jornada de Compras
  • Indicadores relacionados ao marketing para motores de busca
  • Dados detalhados sobre páginas na primeira página do Google

Plataformas como RD Station e SEMRush oferecem dashboards que detalham o tráfego do site, fornecendo informações para estratégias de marketing digital.

Conversões em Leads

  • Contabilização de acessos
  • Conversão de visitantes em leads
  • Leads convertidos em vendas
  • Informações de localização dos leads

Dashboards de marketing focam na contabilização de acessos, conversões e vendas, destacando a importância de entender a origem dos leads.

Resolução de Tickets e Suporte ao Cliente

  • Quantidade de tickets abertos e resolvidos
  • Tempo médio de resolução
  • Nota no NPS (Net Promoter Score)
  • Personalização de indicadores de acordo com os canais de atendimento

Métodologia CARE: Clareza para o seu resultado

A MDASS é uma agência especializada em performance e tráfego pago que ajuda empresas a obter mais clientes Nos últimos anos, ajudamos mais de 60 empresas a conquistar seus objetivos de negócios. Nosso objetivo é ser um parceiro do seu negócio e não mais estar do outro lado da mesa.

O CARE, nosso método exclusivo, significa a união dos nossos 4 pilares: Clareza, Atenção, Rapidez e Experiência. Sua origem vem de mais de 7 anos no mercado digital e de um incômodo que sempre batia a porta quando se comentava sobre agências de mídia paga.

O que o mercado oferece?

Você, como cliente, fica no escuto em relação ao que a sua agência de tráfego está fazendo, a estratégia adotada e os resultados. Ter sempre dificuldades para obter uma resposta direta.

Como é a metodologia da MDASS?

✓ Relatórios semanais e mensais sobre resultados e ações
✓ Onboarding completo, com apresentação da estratégia e validação pelo cliente
✓ Reuniões periódicas para discussão de estratégia
✓ Dashboards personalizados em Power BI para gestão real-time das suas campanhas e principais KPIs

Todos os nossos clientes possuem clareza e acesso aos principais dados de suas campanhas de mídia paga e que refletem nos objetivos de negócio do seu time.

Se quiser conhecer melhor como apresentamos os dados aos nossos clientes e simplificamos a análise e acompanhamento através de um dashboard personalizado em Power BI, entre em contato no formulário abaixo.

Marysangela Martins

Coordenadora de Marketing e Operações na MDASS, especialista em comunicação, planejamento e conteúdo.

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