Início do Fim dos Cookies de Terceiros: suas campanhas estão prontas para isso?

22
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January
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2024
4
min de leitura

Google anuncia fim dos cookies. Entenda o porquê

O anúncio do Google sobre o Fim dos Cookies de Terceiros em meados de dezembro de 2023 de que começaria a testar sua proteção de rastreamento com 1% dos usuários ligou um alerta para empresas e profissionais que atuam com Marketing Digital.

Há mais de 2 anos a empresa vem falando sobre essa iniciativa e diversas consultorias têm alertado seus clientes a respeito desse futuro próximo; mas agora as ações parecem finalmente ter data no calendário.

Essa iniciativa faz parte do projeto Privacy Sandbox, através do qual a Google visa aumentar a segurança dos dados do Chrome e proteger a privacidade dos usuários. Com isso, há novas soluções para desenvolvedores e profissionais do digital, sem depender de identificadores de rastreamento on-line.

Qual era o papel dos cookies de terceiros no Marketing?

O fim dos cookies Google não será total. O site original poderá continuar captando cookies próprios para campanhas de Re-marketing (Retargeting), por exemplo.

Mas o fim dos cookies de terceiros Google representam ainda sim uma mudança de estratégia para líderes de marketing e empreendedores que atuam no digital.

Os cookies no mundo da internet são pequenos arquivos de textos que são armazenados no computador, tablet ou smartphone quando se visita um site. Esses arquivos são criados pelo navegador da web e armazenam informações sobre as interações do usuário com o site.

Eles têm sido usados para rastrear o comportamento na web, permitindo que sejam coletadas informações valiosas sobre hábitos de navegação e interesses, e auxiliar na criação de campanhas personalizadas.

O que muda com o fim dos cookies de terceiros no Marketing?

O grande benefício do fim dos cookies de terceiros é para o usuário, com o aumento da sua privacidade, tendo mais controle sobre as informações pessoais e evitando rastreamento em ouros sites.

Com essa maior transparência em relação à privacidade, sua empresa tem a oportunidade de conquistar a confiança dos consumidores.

Um grande desafio que será enfrentado é a eficácia da publicidade direcionada, já que, com essa mudança, a segmentação e o alcance precisos do público já não é mais tão simples.

Empresas especializadas em mídia paga, como a MDASS, já estão desenvolvendo estratégias para que seus clientes não sofram o impacto dessa mudança.

O que fazer para se adaptar ao fim dos cookies nas campanhas e continuar a entregar resultados?

Em um recente estudo da GetApp, que trabalha diretamente com a HubSpot em informações relacionadas à estratégias de marketing em todo o mundo, descobriu-se que:

  • 41% dos profissionais de marketing acreditam que o maior desafio será a sua incapacidade de acompanhar os dados certos sobre os usuários
  • 44% dos profissionais de marketing estão prevendo um crescimento de custos de 5% para 25% para alcançar os mesmos objetivos do ano anterior.
  • 23% de profissionais de marketing planejam investir em e-mail marketing devido às novas políticas do Google

Como todo divisor de águas na indústria digital, essa é também uma ótima oportunidade para explorar maneiras de alcançar novos (e antigos) clientes e interagir com eles.

Afinal, os cookies acabam mas você continua precisando entregar resultados.

Separamos abaixo algumas ações que instruímos clientes a começarem a colocar em prática para poder diminuir esse impacto ao longo da estratégia de mídia.

Construa uma base de dados próprios:

Conhecer profundamente seu público é a melhor maneira de criar boas estratégias e tomar as melhores decisões. Organize as equipes para criar um banco de dados próprio, com detalhes de cada cliente/usuário e informações sobre seus comportamentos, preferências, histórico de compra e todos os dados que puder inserir.

Crie Conteúdos Ricos:

O banco de dados próprio é o primeiro passo, e pode ser otimizado caso os usuários forneçam suas informações por vontade própria. A melhor maneira de incentivar esse comportamento é devolvendo a ação a eles, com conteúdos exclusivos, indicações, recomendações personalizadas e ofertas especiais.

Aplique a Segmentação Contextual:

Ao agrupar usuários com interesses e comportamentos semelhantes, as empresas podem criar e direcionar anúncios para segmentos de público específicos – e o principal: sem comprometer a privacidade individual do usuário.

É uma abordagem inovadora que direciona os anúncios e conteúdo com base no contexto da página em que o usuário está navegando, em vez de depender apenas do histórico de navegação, por exemplo, respeitando ao mesmo tempo a proteção dos dados do usuário.

Em alguns casos, observamos que nessa experiência o público responda melhor aos anúncios que não são muito específicos, pois não aparentam uma violação de privacidade escancarada.

Precisa de ajuda com sua estratégia de mídia pós cookies de terceiros?

A descontinuação dos Third-party-cookies já está alterando a forma como as empresas se relacionam com seu público, se comunicam e, principalmente, como criam anúncios.

A MDASS acompanha diariamente as mudanças em relação às principais plataformas digitais e suas consequências para o mercado, buscando como transformar o cenário de constante mudança em vantagem competitiva para nossos clientes.

Estamos ajudando seus clientes a se adequarem à nova regra sem diminuir a geração de leads e demais resultados.

Quer entender como podemos fazer o mesmo para sua empresa e apoiar nessa transição sem prejudicar a performance dos seus anúncios?

Conheça a MDASS Performance e saiba como aumentar suas vendas anunciando na internet com quem entende do assunto.

Tem dúvidas sobre como você deve estruturar o seu time de Mídia Paga? Clique aqui e confira nosso guia

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Danilo Nunes

CEO da Advantage e Estrategista Criativo

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