Aprenda como aumentar vendas ao utilizar Mídia Paga para SaaS

29
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September
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2023
5
min de leitura

Investir em uma estratégia de mídia paga para SaaS é crucial no contínuo desenvolvimento, diante do cenário digital desse setor e a predominância da jornada de compra online.

A mídia paga pode ser um dos principais pilares do marketing para empresas de SaaS, quando falamos sobre crescimento e aumento da carteira de clientes, além de ser uma iniciativa que pode ser usada ao longo de todo o funil de vendas.

Porém, investir em tráfego pago para Saas não pode ser apenas criar campanhas e fazer gestão de anúncios, é fundamental a adoção e implementação de estratégias específicas,que levem em consideração o mercado e os objetivos do negócio, em particular.

O cenário das vendas SaaS pode ser simples, mas para um crescimento com previsibilidade de faturamento e a capacidade de expansão sustentável, a simplicidade precisa ser levada a um nível de complexibilidade maior.

O que é Saas?

Antes de entender o motivo de investir em mídia paga para saas, é importante entender o que significa Software as a Service. De maneira simples, podemos explicar como uma combinação de software e serviço em uma assinatura mensal. Além do acesso ao software, a empresa tem como responsabilidade o desenvolvimento do produto e suporte ao cliente. É uma relação de parceria contínua.

Há uma grande diferente entre SaaS e software tradicionais, e é importante que isso seja entendido. Empresas como Hubspot, Pipedrive e ChatGPT são exemplos de Software as a Service, enquanto Windows e Photoshop são apenas softwares.

Mídia Paga para SaaS

O uso da estratégia de mídia paga é uma iniciativa para aumentar o tráfego pago para o site de uma empresa SaaS, na busca por uma escala rápida e aquisição de novos clientes. A mídia paga se bem planejada e estruturada pode gerar tráfego de qualidade e contínua.

Mídia paga para SaaS tem como objetivo aumentar a geração de leads qualificados e visibilidade. Prospects podem procurar diretamente pelo seu software, informações ou busca por conteúdos mais ricos sobre o tema.

A mídia paga pode passar por cada etapa do funil e em diferentes canais de mídia, criando um fluxo de educação e conversão do lead.

Por que investir em Mídia Paga para SaaS?

A mídia paga para SaaS é um pilar estratégico para o crescimento das empresas desse segmento. O tráfego pago oferece benefícios significativos, ao disponibilizar diferentes possibilidades na configuração das campanhas, além dos diferentes canais e formatos de anúncios.

A estratégia de mídia paga possui um contínuo movimento, seja na parte de criação e otimizção dos anúncios em diferentes plataformas, como Google Ads, META e até em marketplaces como Amazon, Mercado Livre.

Diferente do tráfego orgânico, o tráfego pago possui algumas possibilidades na configuração que podem gerar resultados mais rápidos. Porém, é vísivel como a união desses dois tipos de tráfego tornam qualquer estratégia mais sustentável, além de se complementarem.

Uma tática que você poderia utilizar é a produção de um material rico, disponível gratuitamente no site e distribuído através de uma campanha de mídia paga, gerando leads qualificados por anúncios de pesquisa do Google Ads.

Google Ads e SaaS

A escolha correta dos canais, como o Google Search Ads, desempenha um papel importante na captação de leads, principalmente quando há um investimento direto, como no caso de campanhas de mídia.

A criação de anúncios, a partir de palavras-chave, normalmente, garante uma taxa de conversão maior, já que o lead está procurando por aquele serviço ou algo relacionado a ele.

Uma campanha de topo de funil, já abre mais as possibilidades e utiliza termos de pesquisa que são mais abrangentes e com intenções que não são a de compra. Então, apesar de ser importante avaliar também esse tipo de anúncio, vale lembrar da necessidade de acompanhamento próximo e diário delas, para amenizar qualquer risco.

Porém, se a sua solução ainda não é muito conhecida ou buscada, o Google Ads ainda pode ser um excelente canal e ser utilizado de outras formas.

Você pode investir em mídia paga para SaaS na distribuição de conteúdo para educar o seu público-alvo ou utilizar palavras-chave que estejam no mesmo campo semântico ou de concorrentes, por exemplo.

Outros Canais de Mídia Paga para investir

Investir em mídia paga para Saas permite a utilização de diferentes plataformas como YouTube, Google Display, Meta, LinkedIn e TikTok, um canal que deixou de ser sinônimo de dancinhas há um bom tempo e vem ganhando espaço no mercado B2B.

Há dois canais que podemos dar destaque, além do Google Ads, que seriam o LinkedIn, um ambiente completamente tomado pelo B2B e com alta aderência para o segmento de SaaS. Aqui temos uma atenção maior, já que precisamos de um investimento mais robusto.

Além da rede social profissional, temos o Tik Tok, que ganha espaço a cada dia no B2B, apesar de ser uma plataforma já muito bem explorada no B2C. O formato em vídeo e toda a configuração da plataforma facilita a interação dos usuários com os conteúdos e também com os anúncios.

Anúncios, independente do segmento ou mercado, devem ser criados pensando no público e com elementos de alta qualidade, seja na parte gráfica ou textual. Em um cenário como o do SaaS, que possui vendas mais complexas, é necessário um cuidado maior na construção da estratégia, principalmente diante de soluções ainda não reconhecidas pelo mercado.

Estratégia de Mídia Paga para SaaS

  1. Defina suas metas:
    • Estabeleça objetivos específicas e possíveis. Avalie mercado, investimento e outros fatores ue refletem na meta escolhida.
    • Escolha indicadores relevantes para as suas campanhas, como tráfego, MQLs, SQLs, CPC e CAC, por exemplo.
  2. Saiba com quem você quer falar:
    • Conheça muito bem o seu público-alvo para desenvolver anúncios relevantes e que respondam às suas dores e desejos.
    • Utilize dados existentes sobre clientes para criar personas e segmentar efetivamente. Converse com clientes, olhe o histórico, verifique informações no seu CRM, encontre informações importantes e tenha um perfil ideal de cliente.
  3. Benchmark com concorrentes:
    • Identifique concorrentes diretos e indiretos para compreender suas estratégias, analisar e construir insights replicáveis nas suas próprias campanhas.
    • Utilize ferramentas como a Biblioteca de Anúncios do Facebook para obter informações sobre copy, imagens e formatos.
  4. Seja Data Driven
    • Se fosse necessário dividir o tráfego pago em 3 pilares, estaríamos falando sobre estratégia, operacional e acompanhamento. Esse último tão importante quando os dois primeiros, é a ação de análise para otimização das campanhas, realizando ajustes para refinar os anúncios e a performance deles.
  5. Promova Seu Conteúdo:
    • Desenvolva uma estratégia de distribuição de conteúdo e utilize outras estratégias de marketing em suas campanhas de mídia paga.

A implementação eficaz de uma estratégia de mídia paga para SaaS vai acelerar o crescimento do seu negócio, gerando tráfego qualificado e aumentando a aquisição de clientes.

Se você precisa de ajuda na criação de uma estratégia específica para a sua empresa, entre em contato com nossos consultores que iremos apresentar como a MDASS pode ajudar na criação das suas campanhas, desde a parte estratégica e refletindo nos objetivos de negócio.

Marysangela Martins

Coordenadora de Marketing e Operações na MDASS, especialista em comunicação, planejamento e conteúdo.

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