Mídia Programática: descubra como essa estratégia pode ajudar a sua empresa

20
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May
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2023
7
min de leitura

A mídia programática opera de forma ágil e direta, realizando a compra de espaços publicitários digitais em tempo real através de softwares e sem a necessidade de negociações com proprietários de sites, como era feito tradicionalmente.

A automação e aprimoramento desse processo proporciona anúncios altamente segmentados, analisando o perfil do usuário e o momento específico em sua jornada de compra.

Dados do Interactive Advertising Bureau (IAB) destacam que em 2020, nos Estados Unidos, 85% das vendas de anúncios digitais ocorreram por meio dessa estratégia de marketing.

No cenário brasileiro, onde a publicidade online atingiu a marca de US$ 16 bilhões em 2021, a mídia programática foi responsável por 22% desse investimento, segundo relatório do IAB. As projeções apontam para um crescimento contínuo, prevendo um valor de US$ 725 bilhões até 2026.

Mas antes dessa revolução, a compra de mídia online era um processo manual e lento, exigindo negociações separadas com cada site escolhido.

A mídia programática surgiu para simplificar a compra de anúncios online, tornando a comunicação entre anunciantes e consumidores mais eficiente, inteligente e automatizada.

Este artigo é um guia completo sobre o que é mídia programática, seu funcionamento e por que sua empresa não pode ignorar essa estratégia no seu plano de marketing digital.

O que é Mídia Programática?

A Mídia Programática é uma estratégia que utiliza plataformas tecnológicas para facilitar a compra de publicidade online, de maneira segmentada. Ao contrário do método tradicional, que envolve solicitações de propostas, licitações e negociações, um processo moroso, esse tipo de mídia utiliza softwares para na compra e venda de espaços na internet, de forma ágil e sem tanta burocracia e pontos de contato.

Além de simplificar a negociação, a mídia programática utiliza dados para aperfeiçoar as estratégias de mídia. Isso contribui para a otimização de orçamento e na geração de resultados. não apenas otimiza os investimentos, mas também contribui para alcançar resultados mais eficazes.

A tecnologia usada monitora o comportamento dos usuários e os dados de tráfego online, através dessas informações é possível uma configuração personalizada de anúncios com base nos usuários.

Como Funciona a Mídia Programática?

Uma campanha de mídia programática opera por meio de uma Demand Side Platform (DSP), um software que configura a campanha e acessa o inventário de mídia online via AdExchanges.

Os publishers disponibilizam inventários nessas plataformas, e as negociações ocorrem através de leilões em tempo real, baseados em CPM, onde o anunciante com o lance mais alto conquista o espaço publicitário digital, exibindo sua mídia para o usuário.

Além da DSP, as Data Management Platforms (DMP) desempenham um papel crucial. Elas extraem informações qualitativas sobre a audiência do site do anunciante, mapeando usuários através de parcerias online. Com análise de big data, as DMPs criam clusters, segmentando dados demográficos, interesses e intenções de compra, orientando estratégias programáticas de maneira mais precisa.

Muito confuso? Veja o passo a passo abaixo:

Objetivo da Campanha: Defina os objetivos, pode ser gerar cliques, cadastro em formulários ou alcançar outras metas específicas.

Público-Alvo: Além das informações demográficas tradicionais, entender mais sobre o comportamento online do seu público-alvo é fundamental. DMPs são ferramentas valiosas nesse aspecto.

Criativos: A copy de vendas que será utilizada no banner é a chave para atrair a atenção. Além do texto, invista na criação do design, utilize cores contrastantes, mensagens diretas e botões de Call-to-Action.

Landing Page: A LP deve ser coerente com o anúncio, o usuário deve perceber conectividade com o anúncio que fora clicado, principalmente quando estamos falando na geração de leads qualificados.

Parceria de Sucesso: Para veicular campanhas programáticas, é necessário acessar uma DSP. Você pode procurar uma Trading Desk ou fechar um contrato diretamente com uma DSP. Ambas têm vantagens e diferenças, por isso verifique o histórico e as necessidades específicas da sua empresa.

Glossário da Mídia Programática

DSP (Demand Side Platform)

Do lado dos anunciantes, a plataforma conhecida como DSP (Demand Side Platform) facilita todo o processo de compra. Desde a segmentação do público-alvo até a coleta de dados para análise, a DSP torna o processo ágil e eficiente. Se o lance é aceito, o anúncio é exibido quase instantaneamente.

DMP (Data Management Platform)

Além dessas plataformas, a Mídia Programática se beneficia da DMP (Data Management Platform), uma plataforma que coleta, armazena e gerencia dados sobre o comportamento da audiência online. Essa plataforma enriquece as estratégias, permitindo segmentações mais precisas, criação de personas e análises de tendências comportamentais.

SSP (Supply Side Platform)

Já do lado dos publishers, a SSP (Supply Side Platform) permite que eles exponham seus espaços publicitários. Leilões são realizados, e o anunciante que oferece o lance mais alto ganha o espaço. Exemplos incluem o Google AdSense, que gerencia a escolha e inserção de anúncios de forma automática.

Ad Exchanges

A Ad Exchange é a plataforma onde as transações de compra e venda de anúncios ocorrem em tempo real (RTB). Neste ambiente dinâmico, anunciantes e publishers negociam a veiculação dos anúncios de maneira instantânea.

Trading Desk

Os Trading Desks são empresas que atuam como operadores, com acesso a DSPs e DMPs, os Trading Desks planejam, gerenciam e otimizam as campanhas em nome de anunciantes que contratam seus serviços.

Formatos de mídia programática

  1. Anúncios de Display: são anúncios posicionados no rodapé, topo ou laterais das páginas dos sites e proporciona visibilidade para o anunciante, sendo uma escolha mais tradicional, mas não menos eficaz na geração dos resultados.
  2. Native Ads: esse formato aparece como recomendações de conteúdo ou destacados no site, mesmo em ambientes onde o usuário não segue o perfil da marca.
  3. Out-Stream: é uma abordagem audiovisual tradicional, sendo exibida em sites e nas redes sociais. Esses vídeos são uma maneira eficaz de transmitir mensagens envolventes e criar uma conexão mais forte com a audiência.
  4. In-Stream: também em vídeo, esse formato está inserindo-a diretamente dentro de outros vídeos, como acontece no YouTube. Essa abordagem permite que as marcas alcancem os usuários no momento em que estão mais envolvidos, aumentando o impacto da mensagem publicitária.
  5. Áudio: A publicidade em áudio, semelhante ao In-Stream de vídeo, oferece a oportunidade de inserir anúncios em músicas, podcasts e programações de rádio online.
  6. Social: permitindo uma segmentação precisa com base na demografia e nos interesses dos usuários, canais de mídia, como Instagram e Facebook, possibilitam que as marcas alcancem diretamente seu público-alvo.
  7. DOOH: o Digital Out of Home (DOOH) é uma abordagem inovadora. Este formato envolve a veiculação de conteúdos em telas digitais e painéis de LED estrategicamente localizados em ambientes urbanos movimentados, como estações de transporte público e shoppings. Ao unir a eficácia da publicidade digital com espaços públicos estratégicos, o DOOH amplifica a visibilidade da marca, proporcionando uma experiência publicitária impactante e contextualizada.

Como as empresas podem se beneficiar dessa estratégia?

A implementação da mídia programática nas estratégias digitais facilita a coleta de dados sobre o comportamento do consumidor, além de ser possível identificar usuários com maior afinidade por determinados produtos ou soluções, permitindo a entrega precisa de anúncios a essa audiência segmentada.

Para aprimorar mais ainda a abordagem de audiências segmentadas, você pode utilizar estratégias independentes, como retargeting, segmentação geográfica, criação de listas de sites relevantes para o seu público e até mesmo utilizar dados de outras empresas.

Essa importância e atenção a segmentação tem uma razão, se uma marca consegue personalizar sua mensagem e o espaço de exibição para o público mais compatível para compra, o retorno sobre o investimento (ROI) é maximizado, reduzindo desperdício de verba.

A mídia programática é indicada para todos os tipos de negócios, sejam B2B ou B2C, entre os seus benefícios, estão o aumento do alcance e reconhecimento de marca, na geração de desejo de leads e vendas.

Mídia Programática vale a pena?

Economia de Tempo e Recursos: A automatização e simplificação das tarefas de mídia, garantindo a visibilidade da marca em diferentes sites, proporciona uma gestão de mídia mais eficiente, economizando tempo e recursos financeiros.

Segmanetação da Audiência: A capacidade de direcionar anúncios para as pessoas certas é o princiapal diferencial, já que é possível identificar usuários com maior propensão a se interessarem pelos produtos ou serviços oferecidos, maior entrega, logo melhores resultados.

Qualidade dos Anúncios: A personalização das copies para atender aos interesses e intenções de compra específicos de cada segmentos colabora na comunicação mais relevante e engajada com a dor da audiência.

Canais: Além do vasto inventário na Rede Display do Google Ads, a programática opera em outros canais de mídia, ampliando ainda mais as opções de espaço publicitário.

A mídia programática é uma tendência consolidada e acessível às empresas. Apesar da aparente complexidade, serviços de Trading Desks democratizam os processos em termos de investimento e às informações, proporcionando assistência no planejamento.

A mídia programática é uma evolução no cenário do marketing digital, empresas que investem nessa estratégia, além de viabilizar o alcance de resultados, constrói uma posição estratégica na publicidade digital.

Quer saber como implementar uma estratégia de Mídia Paga no seu negócio? Entre com contato com nosso time de consultores.

Marysangela Martins

Coordenadora de Marketing e Operações na MDASS, especialista em comunicação, planejamento e conteúdo.

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