Como fazer Tráfego Pago no Instagram

15
,
December
,
2023
5
min de leitura

Para profissionais de Marketing, investir em ações e campanhas nas redes sociais não é mais uma novidades. Quem atua no ambiente digital já conhece os possíveis resultados quando os canais sociais são utilizados de forma estratégica.

Sendo assim, a pergunta aqui não é se você faz tráfego pago no Instagram e sim, se você tem gerado, junto a sua equipe, o retorno que uma campanha nesse canal pode promover.

Tráfego pago no Instagram é uma das principais iniciativas aplicadas na geração de leads qualificados e no aumento de vendas, de empresas de diferentes segmentos.

Já sabemos que hoje, apenas ter uma presença no digital, de forma orgânica, já não possui a mesma relevância e impacto nos resultados. Hoje é fundamental que os negócios possuam um budget dedicado à ações de tráfego pago, caso desejem atrair mais clientes e consequente, gerar mais receita.

Mas é necessário frisar que o tráfego pago no Instagram pode possuir diferentes objetivos, além dos que refletem diretamente nos resultados de receita. Aumentar o número de seguidores, é um exemplo, consequentemente, você está expandindo a visibilidade e reconhecimento da sua marca no mercado.

Se bem utilizado, campanhas de mídia paga no Instagram podem ser um motor para acelerar os resultados de um negócio, mas para isso, precisa ser feito de forma estratégica.

Tráfego Pago no Instagram

O Instagram é, além de uma das principais redes sociais, um dos canais de mídia paga mais utilizados no mundo. O objetivo dos anunciantes é impulsionar conteúdo já publicado ou criar peças exclusivas para campanhas de tráfego pago no Instagram.

O usuário ao interagir com esse conteúdo é direcionado a algum tipo de ação, seja dentro da própria plataforma, como curtidas e comentários, ou seja para levar para uma landing page de conversão.

O orçamento para tráfego pago no Instagram vai influenciar nos resultados, no volume de pessoas alcançadas e na rapidez da geração de leads. Mas é apenas uma das diversas variáveis existentes, que influenciam nos elementos mencionados.

Os anúncios podem ser criados em diferentes formatos, como imagens, vídeos, como também o formato da distribuição, que pode ser no feed, stories e reels. Também há diferentes opções de objetivos oara a sua campanha:

  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Engajamento;
  • Instalações de app;
  • Visualizações do vídeo;
  • Geração de cadastros.

Como anunciar no Instagram

Por ser um dos principais canais sociais, o Instagram possui um destaque dentro das estratégias de marketing, o volume de usuários e atividades na plataforma é alto, logo a probabilidade de conversão, também.

Para fazer tráfego pago no Instagram você possui duas grandes opções: usar o Gerenciador de Anúncios da META ou promover o conteúdo, através da própria plataforma.

Gerenciador de anúncios

Passo 1: Crie uma Página no Facebook: Para utilizar o Gerenciador da META é necessário ter uma página do Facebook conectada na sua conta do Instagram.

Passo 2: Ative o Gerenciador de Anúncios: Acesse o Gerenciador de Anúncios e siga o passoa a passo guiado na plataforma.

Passo 3: Crie Sua Campanha: Clique em “Criar”, escolha um dos objetivos da campanha disponibilizados pela plataforma e siga preenchendo cada campo e fase da campanha. Seja o mais específico possível e aproveite cada elemento e filtro que a plataforma disponibiliza.

Passo 4: Configure os Botões de Conversão: Escolha os botões de conversão, que determinam as ações para quem visualizar os anúncios, como “Saiba Mais” ou “Mande uma mensagem”.

Passo 5: Orçamento e Período da Campanha: Aqui você pode escolher entre um orçamento total (gasto máximo durante toda a campanha) ou um orçamento diário (gasto fixo por dia). A plataforma ajustará a distribuição do orçamento definido por você de forma automática.

Promover Conteúdo

Passo 1: Escolha a Publicação, como Reels, Stories e/ou Feed. Invista em imagens de qualidade e atraentes, para que se destaquem e gerem valor e assim performem melhor.

Passo 2: Defina Seu Objetivo: Você quer mais seguidores? Levar o lead para uma página de conversão? O controle está nas suas mãos.

Passo 3: Defina Seu Público-Alvo: Você pode escolher um público próximo do perfil do público que já te seguem ou segmentar, através de alguns filtros.

Passo 4: Orçamento e Duração: O Instagram possui sugestões, para cada campanha, com base nas suas informações. Mas é você quem define o quanto vai investir e por quanto tempo.

Passo 5: Ative o Seu Anúncio: Revise a campanha e se tudo estiver como planejou, ative a sua campanha. O seu anúncio começará a ser visualizados pelos usuários e você poderá acompanhar os resultados e métricas.

Aumente a performance das suas campanhas de Mídia

Escreva anúncios persuasivos usando copywriting

Destaque os benefícios do seu produto ou serviço, evite mensagens genéricas e textos padrões e institucionais. Crie textos atraentes, que instiguem o lead, seja pela dor ou desejo. Em vez de perguntar se alguém conhece seu produto, informe o que ele faz de forma clara e atrativa.

CTA: seja claro na ação

Não utilize opções automáticas; escolha a que faz mais sentido para seu anúncio. Cada CTA tem um objetivo específico, então escolha de acordo com a sua estratégia.

Landing Page de Alta Performance

Garanta uma página de conversão que converse com o seu anúncio e disponibilize ao usuário uma resposta em relação ao conteúdo que ele interagiu. Quer saber como criar uma landing page de alta performance? Criamos um guia completo para você.

Olhe para a Concorrência

O objetivo não é uma comparação de vaidade, e sim, estratégica. Analise os elementos dos anúncios dos seus principais concorrentes. A melhor forma para fazer isso é realizando um Benchmark através da Biblioteca de Anúncios dos canais de mídia.

Parceiro de Mídia Paga

Tenha um parceiro especializado em tráfego pago na criação e gestão do orçamento e campanhas de mídia paga do seu negócio. A melhor forma de avançar e alcançar resultados consistente e de qualidade é ter um time que possui alto conhecimento e experiência no mercado.

Tem dúvidas sobre como você deve estruturar o seu time de Mídia Paga? Clique aqui e confira nosso guia.

Marysangela Martins

Coordenadora de Marketing e Operações na MDASS, especialista em comunicação, planejamento e conteúdo.

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