Copy de vendas: transforme anúncios em leads

28
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October
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2023
4
min de leitura

Copy de vendas é uma técnica de marketing, também conhecida como copywriting, o segredo dela está nos gatilhos mentais, pequenos impulsos que despertam o desejo do cliente. Mas, preste atenção, um gatilho mal colocado pode ter o efeito oposto, afastando clientes em vez de atraí-los.

Neste artigo, separamos alguns exemplos de copy para anúncios, para ajudar você.

O que é uma copy de vendas?

Uma copy de vendas é transformar um texto em um cliente. Esse texto persuasivo pode se transformas de diversas formas para se adaptar às diferentes fases do funil de vendas e públicos. Se o lead está no topo, a copy não vai tentar vender, mas sim conduzi-lo ao longo da jornada, até chegar no fundo do funil, que é a conversão desse visitante em cliente.

Basicamente, uma copy para anúncios é uma estratégia que utiliza textos persuasivos em diversas formas, como e-mails, páginas iniciais de sites, landing pages, catálogos, anúncios, cartas de vendas, headlines, e muito mais.

O copywriting é uma técnica focada em persuasão e conversão, sendo crucial na última etapa do funil de vendas, a decisão de compra. Embora seja uma prática antiga na publicidade, no marketing digital, tornou-se ainda mais relevante e ganhou grande destaque nos últimos anos.

Não se engane pensando que o copy está apenas nas vendas. Existem outros tipos, como o copy de conversão, que visa persuadir o prospect a evoluir no funil; o copy de SEO, que impulsiona o tráfego orgânico; o copy técnico, que demonstra conhecimento sobre um assunto; e o copy de RP, que estimula a mídia a divulgar seu conteúdo.

O copy de vendas vai além da persuasão; ele constrói uma comunicação focada na persona e na jornada de compras, transformando palavras em ações, que devem ser medidas e acompanhadas.

Estrutura de Copy

Todas essas técnicas de copy de vendas são como ferramentas e vamos apresentar cada uma delas para que você possa escolher o melhor formato de copy para anúncios que converse com a sua audiência.

  1. Técnica F.A.B.: Destacar as características do produto, como isso beneficia o cliente e o impacto positivo na vida ou negócio dele. Como na copy de emagrecimento que destaca os ingredientes naturais, a vantagem de uma vida saudável e o benefício de perder 10 kg em um mês, por exemplo.
  2. Técnica do Storytelling: As pessoas se conectam com histórias. Ao narrar a jornada do herói, você cria uma ponte entre o cliente e a marca. Uma história envolvente de superação, como alguém que enfrentou um problema, tentou de tudo e finalmente encontrou a solução, pode conquistar novos fãs para a sua marca.
  3. Método AIDA: Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Uma estrutura clássica que começa com um título irresistível, desperta o interesse na narrativa, cria o desejo através dos benefícios e conclui com uma chamada direta para a ação.
  4. Copy P.A.S.: Problema, Agitação do problema, Solução. Aqui, você foca na dor do cliente, intensificando-a, mostrando suas possíveis consequências, e então apresenta a solução, que é ou tem relação com o seu produto e ou serviço.
  5. Modelo de copy B.A.B.: Antes, Depois, Ponte. Faça o lead enxergar sua atual situação e os problemas, demonstre como seria se esse problema fosse resolvido e, em seguida, construir uma imagem convincente sobre como seu produto oferece a solução desejada.
  6. Modelo de Copy 4 U´S: Útil, Urgente, Único, Ultra específico. Comece mostrando algo útil, que gere senso de urgência, destaque um benefício e termine com uma proposta específica para o público.

Elementos que envolvem uma copy

CTA

O CTA significa call to action, é uma chamada para ação:

  • Agende uma Demonstração Gratuita!
  • Baixe nosso e-book!
  • Descubra a Maturidade Digital do seu negócio, faça o teste gratuito!

Landing Pages

Alguns exemplos são:

  • Aumente em 5x o número de leads qualificados
  • Pare de desperdiçar o seu orçamento, conheça nossa solução
  • Invista no seu negócio e aumente os seus resultados

Assuntos de e-mail

Os e-mails podem ser um grande desafio para um profissional de marketing, e-mails promocionais nem sempre são a primeira opção, certo?

  • Essa oferta acaba amanhã!
  • Você viu como a Empresa X aumentou em 50% a aquisição de clientes?
  • Investe em anúncios, mas não vê retorno?

Exemplos de marcas famosas

Netflix

"netflix"

“Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Experimente grátis por 30 dias”.

Os termos “cancele quando quiser” e “experimente grátis por 30 dias” reforçam confiança na marca.

Nubank

"nubank" "nuconta"

“Ser Nubank é ter uma vida financeira descomplicada. NuConta com rendimento acima da poupança e cartão de crédito sem anuidade”.

Com uma linguagem leve, mesmo em um assunto nem tão popular, o Nubank utiliza gatilhos mentais de desejo e falam sobre uma dor em comum “vida financeira descomplicada”.

ONM

"onm" "o novo mercado"

NO site da escola “O Novo Mercado”, podemos ler: “Construa um negócio digital do zero e mude a sua vida para sempre”.

Curto, direto, com uma mensagem clara e uma proposta de alto valor para a audiência.

Se você quer que os seus anúncios alcancem sua performance máxima, dê atenção a copy das suas campanhas de mídia.

Marysangela Martins

Coordenadora de Marketing e Operações na MDASS, especialista em comunicação, planejamento e conteúdo.

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