Como criar uma Landing Page de Alta Conversão

14
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December
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2023
6
min de leitura

Você criou um planejamento de mídia para a geração de leads qualificados e o seu time já finalizou as peças da campanha. Você definiu as melhores palavras-chave para os anúncios, criou uma copy persuasiva, escolheu imagens atraentes e possui um serviço ou produto que possui demanda no mercado.

Agora, será que a sua landing page está pronta para receber e converter leads qualificados? Você atraiu a audiência que precisa, mas você criou uma landing page de alta conversão?

A criação de uma página que gera leads de qualidade passa por diferentes pontos, desde a experiência do usuário nela, como imagens, tipografia, copy e principalmente se ela condiz com o que o anúncio ou conteúdo anterior prometia.

Sendo assim, na hora de construir uma landing page é necessário ter orientações específicas sobre cada uma dessas áreas e dedicar tempo na criação de cada etapa. Se bem feitas, elas podem ser uma das melhores ferramentas, na mão de um gestor de marketing, para a geração de receita, gerar valor ou criar um relacionamento com o publico de interesse.

Já que ter uma página de conversão é fundamental em qualquer negócio que deseja crescer e se posicionar no digital, não deixe de investir tempo no desenvolvimento dela. Esse ativo da sua marca precisa gerar desejo e ter apelo de conversão.

Ainda não existe um manual a ser seguido, mas há padrões e algumas práticas que se seguidas, irão gerar o resultado que você precisa. Para te ajudar nessa tarefa, separamos passos essenciais na criação de uma landing page de alta conversão. Confira!

O que é uma Landing Page de alta conversão?

Uma página que possui o objetivo de realizar uma conversão.

Isso significa que todos os elementos devem ser criados pensando no tipo de conversão para qual aquela página está sendo criada. Por exemplo, se o objetivo da landing page é levar os visitantes a fazer o download de um e-book, o texto, as imagens, cores e até mesmo a posição desses elementos devem ser trabalhados de forma estratégica, à favor do download do e-book.

Para uma landing page ser uma página de alta conversão, é importante que ela não tenha elementos que possam distrair ou confundir o visitante, como mais de um CTA na mesma página.

Um site institucional da sua empresa, possui diferentes páginas, CTAs, ofertas e informações gerais. Apesar dele também poder ser um ativo usado em campanhas de mídia paga, a chance de conversão em uma determinada oferta vai ser baixa.

Quando um usuário entra em um site robusto, as diferentes opções e conteúdos podem levá-lo a diferentes páginas, caminhos e conversões.

Por isso, a landing page de alta conversão é uma das principais ferramentas para o sucesso do seu planejamento.

E isso é o grande ganho, você e a sua equipe de marketing conseguem direcionar todo esforço para uma única conversão e guiar o seu lead até ela, garantindo maiores conversões.

Vale dizer que uma landing page possui diferentes objetivos de marketing, como a de captura de leads, vendas ou mesmo uma página de agradecimento.

Público. O foco está (ou deveria estar) nele

Se o objetivo de uma página é realizar uma conversão, a parte principal para criar e transformá-la em uma landing page de alta conversão é conhecer o público de interesse. Conhecer as dores, dificuldades, desejos, preferências e o perfil de cliente ideal para aquela oferta. Assim, você terá nas suas mãos as informações necessárias que irão te guiar na construção de uma landing page que responde e interage com o a audiência que você busca.

Gere confiança, conquiste leads

São muitas páginas e negócios espalhadas pela grande vitrine da internet. Apesar dessa gama de possibilidades ser algo positivo, ela traz seus malefícios, como a criação de páginas que querem roubar dados, por exemplo. Por isso, cada vez mais usuários e profissionais do marketing estão atentos em elementos que possam garantir a segurança da audiência, como também gerar confiança na marca. Abaixo selecionamos alguns dos elementos que se incluídos na criação da sua página, irá ajudar ao Google a entender e reconhecer a sua landing page como um ambiente seguro e também reforçar essa imagem para os usuários.

  1. Depoimentos, cases e provas sociais em diferentes formatos são sempre um bom conteúdo para gerar confiabilidade no lead. Se for possível, inclua imagens, vídeos e links das marcas e/ou pessoas que cederam o depoimento.
  2. Possui um digital PR ou tem matérias sobre o seu produto ou serviço veiculadas em sites de referência? Use-os, tenha um bloco na página dedicado a eles, por exemplo.
  3. Selos de segurança, como Site Seguro ou Norton, são sempre muito bem-vindos!
  4. Crie um espaço e inclua a logo dos seus principais clientes.

O poder de um bom texto

Não existe a possibilidade de você criar uma landing page de alta conversão com uma copy sem valor. O texto é um dos principais elementos que irá guiar o lead pela página. Se for apenas um emaranhado de palavras difíceis, sem criatividade, persuasão e com blocos de textos longos, a probabilidade de conversão será baixíssima.

Sendo assim, utilize gatilhos mentais e garanta a performance da sua página. Abaixo, separamos alguns dos principais blocos de textos que uma página precisa ter.

  • Headline: É a chamada principal, o título da página. Aqui você deve dar foco na sua oferta de forma clara.
  • Subtítulo: Essa parte, muitas vezes, pode ser ignorada, mas não deveria. Aqui você pode escrever um pouco mais do que no título e garantir destaque aos benefícios da sua oferta, por exemplo.
  • Call to Action: o CTA é a chamada para ação, é ele que vai ser o passo final para o lead converter na sua página. Normalmente é usado em um botão, que deve ser chamativo, atraente, no tom imperativo. Gere senso de urgência e fique de olho na posição do botão pela página.

O visual importa

Se você ainda acredita que imagens e cores não fazem diferença, você está perdendo oportunidades. Existem diferentes estudos que garantem que cores e imagens são lidos pelo cérebro e impactam nas decisões do receptor. Por isso, o visual da sua landing page de alta conversão, importa. Deve haver uma pesquisa prévia para usar esses elementos de forma estratégica na sua página.

Formulário

formulario-lp-mdass

Geralmente uma landing page sempre terá um formulário visível, já que o obejtivo é captar informações de um lead. A intenção aqui é ter atenção na definição dos campos que serão disponibilizados. Não inclua perguntas desnecessárias e tenha cuidado com a quanidade de perguntas.

Para criar um formulário estratégico, primeiro defina qual a etapa da jornada do lead essa landing page faz parte. É topo ou fundo de funil? Para cada etapa há diferente informações que tornam-se necessárias. Além disso, tenha uma visão clara do tipo de informações que você precisa.

Por exemplo, é necessário saber o setor? E o número de funcionários? Você só precisa do e-mail ou também do telefone?

Anúncios: o caminho mais rápido para a sua Landing Page de alta conversão

E quando é ao contrário? E quando você possui uma landing page de alta conversão, mas os leads gerados são desqualificados ou o número de visitantes é muito baixo?

O problema, nesses casos, tem a ver com as ações anteriores. Uma página de conversão, pode ser apenas mais uma pela internet, para que você consiga gerar volume nas visitas e consequentemente nas conversões, sendo elas qualificadas, é necessário ter um caminho estratégico.

A sua landing page precisa ter um ponto de contato com o lead, para que ao clicar nele, seja enviado para ela. Anúncios são perfeitos para isso!

Eles estão em diferentes canais de mídia, como Google, Instagram e LinkedIn. Podem ser testados em diferentes formatos, sejam vídeos, imagens ou texto. Possuem a possibilidade de serem segmentados para o público-alvo e configurados de diferentes maneiras, aumentando a possibilidade de serem encontrados, pela audiência certa.

A MDASS é uma agência especializada em mídia paga. Vivenciamos as dores e necessidades do mercado e estamos constantemente avançando na gestão estratégica e operacional de contas de grandes e médias empresas. Se você quer entender melhor como a MDASS pode ajudá-lo a construir uma campanha de mídia paga que gera resultados, fale com um dos nossos consultores.

Marysangela Martins

Coordenadora de Marketing e Operações na MDASS, especialista em comunicação, planejamento e conteúdo.

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